Essa dúvida vem surgindo após o jejum intermitente entrar na jogada e bagunçar a história de comer de 3 em 3 horas.
Primeiro, o maior objetivo de comer com uma freqüência maior, não é pelo fato de acelerar o metabolismo ou não, e sim evitar um consumo extremo quando realizar a refeição. Afinal, quando estamos com muita fome é extremamente difícil realizarmos escolhas saudáveis, acabamos automaticamente buscando alimentos mais calóricos.
Segundo, optando por comer de 3 em 3 horas, ou qualquer outra estratégia de emagrecimento, o mais importante sempre será quais os alimentos você escolhe na hora do consumo. Isto sim fará toda a diferença no seu resultado!
Mais importante do que o intervalo de tempo entre as refeições, é o que você decide comer.
As 3 horas não é uma regra, podendo variar dependendo da rotina e necessidade de cada pessoa. Em geral, o que vejo na prática é que sim, comer com esta freqüência pode trazer ótimos resultados, pois o paciente passa a ter uma rotina e consegue escolher os alimentos que irá consumir, principalmente para aqueles ansiosos.
Aí vem a pergunta: E eu Nutri, posso realizar o jejum intermitente? Bom, este é um assunto bem mais extenso, e que depende de cada profissional, mas esta resposta virá depois de analisar uma série de pontos: o histórico da pessoa, a fome, a rotina, tendência à compulsão, ansiedade, disciplina e principalmente, se poderei acompanhar a evolução do paciente de perto. Só assim é possível avaliar qual a melhor estratégia para cada um, que assim como tudo na Nutrição, não é regra de bolo, é individualidade.
Procure sempre um profissional Nutricionista para lhe ajudar a decidir qual a melhor escolha para você!